ATENÇÃO: É necessário certifica-se que o ruído vem do diferencial, pois por vezes, o ruído pode ser nos rolamentos das rodas ou ate mesmo dos pneus.
- Os ruídos devem ser verificados com o veiculo em carga, pois a potencia deve fluir do diferencial para as rodas ou das rodas para o diferencial.
A seguir estão listadas algumas anomalias que podem ocorrer no diferencial e as suas causas mais prováveis.
- Ruídos uniformes, sem batimento;
- Lubrificação insuficiente (a baixo do nível) ;
- Lubrificação com óleo muito fluido;
- Desgaste dos rolamentos da caixa;
- Excessivo esforço do pinhão contra a coroa;
- Batimento no momento da aceleração em baixo regime
- Folga excessiva entre o pinhão e a coroa;
- Esmagamento dos parafusos de fixação da coroa cónica à caixa;
- Folga excessiva da árvore porta-satélites na caixa;
- Folga excessiva no acoplamento entre os semi-eixos e os carretos planetários.
- Batimentos repetidos com regularidade nas curvas ou a direito
- Rotura de alguns dentes da coroa.
- Ruídos irregulares, durante a marcha a direito
- Desgaste irregular dos dentes do par cónico
- Deformação da coroa do par cónico causada por aquecimento excessivo
- Montagem defeituosa do coroa na caixa.
- Desgaste irregular dos planetários e dos satélites.
- Ruídos quando se curva
- Desgaste dos rolamentos da caixa;
- Engrenagens ou carretos deteriorados;
- Folga lateral excessiva entre engrenagens;
- Rolamentos do semi-eixo defeituoso.
Informação retirada do manual do CEPRA