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Bomba De Agua

Os circuitos de arrefecimento dos automóveis atuais comportam características de funcionamento que     colocam desafios cada vez mais elevados aos seus construtores.
Modo de operação
As bombas de agua são movidas por correias de acessórios,

   de distribuição, elásticas, polies de fricção ou de modo elétrico.


Este acionamento impõe que as palhetas para impelir o fluido no
    circuito sejam do tipo centrifugo com algumas desvantagens relativas
    quanto ás bombas axiais de outros sistemas hidráulicos.

A pressão criada nos circuitos pelas altas temperaturas retira alguma
    eficiência a bombagem com o consequente abrandamento em direção
    ao ponto fulcral de arrefecimento, o radiador.

A compensação necessária recai na otimização do incremento da carga
    transmitida ao fluido pelas bombas, através do aumento da superfície e do
    numero de palhetas.

A alimentação de fluido do lado da sucção é feita com a bomba em pleno caudal
    e no ponto em que este tem menor velocidade, sem que isso aumente a pressão,
    o que seria benéfico para evitar fenômenos de cavitação. Este fenômeno, pode ser 
    originado por falha de alimentação ás palhetas ou baixo rendimento da bomba devido
    a erros de concepção ou distorção das palhetas por acumulação  de oxido de ferro
    ou calcário proveniente da utilização de líquidos de arrefecimento com aditivos de má
    qualidade ou mesmo sem aditivo nenhum.

As Avarias
    Com o tempo leva á destruição de material. Não é fácil detetar porque há alguns componentes         rotativos nesta zona que operam a frequências muito próximas. A bombagem de bolsas de ar no         circuito, porque o ar é mau condutor térmico, interrompe as informações de alta temperatura aos         sensores de ativação dos moto-ventiladores, faz aumentar a pressão e abre para o exterior a válvula de alivio do vaso de expansão levando a perda de liquido, que detetada  muito tarde, gera uma espiral de aquecimento que leva à destruição de componentes e do próprio motor.
    Na fase inicial de destruição das palhetas os seus fragmentos metálicos vão entupir o radiador e quando a bomba já não consegue fazer circular o fluido, o aquecimento por falha de troca de calor é difícil de diagnosticar porque se podem  confundir as consequências com causas originadas em outros componentes como o radiador, a junta da cabeça ou fugas internas no circuito.

Rotores o material do conjunto rotor varia desde os plásticos de alta qualidade até compostos              metálicos ferrosos ou de ligas de alumínio.

  •  Os rotores com palhetas de plástico têm uma menor transferência térmica para o exterior, poupando o desgaste e alongamento da correia de acionamento.
  • As palhetas fundidas com plásticos de alta qualidade, nomeadamente a da gama dos PPS (Polyphenylene Sulfide Plastic), apresentam grande resistência química, térmica e de estabilidade dimensional.
  • Quando forjadas em metal, são essencialmente de alumínio para resistir melhor à oxidação com a sua proteção com tintas de alta temperatura e tratamentos anti-corrosivos como a anodização.
Para quê arrefecer o que frio está?
        A estratégia de aquecimento mais rápido dos motores por termóstatos com temperaturas diferentes para a zona da cabeça do motor e para o circuito do bloco do motor foca sempre a obtenção de temperaturas de operação dos motores na gama em que a fricção é menor.
       A crescente utilização de bombas eléctricas é uma das soluções eficazes: reduz o consumo do motor, não exige correntes elevadas e a variação da rotação é facilmente gerida em função da rotação e carga do motor.
      Opções intermédias são adotadas para redução e de reparação, como a implementação de bombas elétricas para pontos críticos, como o arrefecimento do turbo-compressor e de arrasto variável consoante a carga do motor.
      O constante downsizing dos motores com potências acrescidas e emissões reduzidas, obriga a sistemas de arrefecimento muito mais eficazes e a construção de bombas de água de nova geração que implica a introdução de materiais compósitos nos seus componentes.
      Continuarão a merecer em contexto após-venda uma atenção especial nas verificações de controlo de qualidade das revisões e de cumprimento escrupuloso das instruções na substituição de peças, referenciando-a como um dos pontos fulcrais do bom estado do motor.




Informação retirada na revista "Turbo Oficina"