Publicidade



Translate

Sistema de Refrigeração

O sistema de refrigeração é o responsável por não deixar que o motor sobreaqueça (a temperatura normal do motor varia entre os 89ºc e os 100ºc), evitando assim que este não se danifique.
A refrigeração a água é composta por um circuito hidráulico que transporta a água ou o fluido de refrigeração para o motor, assim como:

Um radiador para arrefecer a água,
Uma ventoinha aplicada no radiador,
Um termóstato que controla a circulação da água através do radiador.

Quando se liga o carro e o motor esta frio a água não circula ate uma certa temperatura, para o motor aquecer e ficar à temperatura de trabalho, quando o termóstato abre a água circula no motor e vai para o radiador para ser arrefecido e volta a entrar a água fria no motor para não deixar sobreaquecer. 

Fluido para radiador e aditivo para radiador são a mesma coisa, também é conhecido liquido de arrefecimento, são vários nomes para a mesma coisa.

Existem dois tipos básicos de aditivos

Aditivos de limpeza;
Aditivos de refrigeração;

Agora vou vos explicar cada um deles e para que serve.

Os Aditivos de limpeza, tal como o nome diz, são aditivos para limpeza do sistema de refrigeração em relação à ferrugem, são normalmente vendidos em frascos pequenos e devem ser colocados na água do radiador. Depois de andar com a viatura no máximo 3 ou 4 dias DEVE-SE trocar a água do radiador.

Os Aditivos de refrigeração não servem apenas como refrigerante e anticongelante, mas também é um bom lubrificante para a bomba de água, por isso o motor não deve ser arrefecido apenas só com água mesmo que seja destilada.

As cores destes líquidos são normalmente Verdes, Azuis, Vermelhos etc... a cor depende do fabricante, a unica diferença entre eles é o tempo de duração, como se tivesse uma validade, há aditivos que duram 1 ano, outros 18 meses e atê existe alguns que duram 36 meses.

Nota: Daqui a uns dias irei dizer aqui como funciona o termóstato, como testar o termóstato e como substituir.