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Avarias e Causas Típicas no Sistema de DIRECÇÃO

O correto funcionamento do sistema de direção é de primordial importância para a segurança do veiculo. Assim, todos os seus componentes devem encontrar-se em boas condições,  sendo necessária a verificação periódica destes.

O diagnóstico de avarias neste sistema deve ser realizado efetuando um teste de estrada, inspecionar os pneus quanto ao estado e adequação ao veiculo.

A seguir, estão apresentadas algumas anomalias que poderão ser detectadas e suas causas.


  • Vibrações das rodas da frente 
Rodas desequilibradas, devendo-se proceder ao seu equilíbrio.
Folga nos rolamentos do cubo da roda, o que se deverá comprovar levantando-as do solo e tentando movê-las, para fora e para dentro.
Folgas nas alavancas, articulações, rótulas, etc ... Do trem dianteiro, devendo-se fazer-se uma inspecção a todos os componentes.
Folga na caixa de direcção, que se pode verificar fazendo rodar o volante nos dois sentidos, até se obter o início da orientação das rodas, com o veiculo parado. Se a folga for superior a 10°, supõe-se que é excessiva.
Deficiente regulação dos ângulos característicos, sendo necessário o alinhamento das rodas.
  • Ruído ao accionar o volante
Falta de lubrificação da caixa de direção;
Falta de lubrificação dos rolamentos das articulações;
Rolamentos, rótulas ou braços da suspensão parcialmente presos por falta de lubrificação, sendo necessário a sua desmontagem, limpeza e sua lubrificação;
Articulações elásticas(braço da transmissão) em mau estado, pode-se comprovar o seu estado tentando deslocá-las e ver se tem folga ou ruído;
Molas da suspensão danificadas. Substituir.
  • Dureza da direcção em marcha lenta
Falta de lubrificação na caixa de direcção;
Folga entre o pinhão e sem-fim ou pinhão e cremalheira, devendo-se proceder ao seu ajuste;
Braços da suspensão  deformados por golpes;
 suspensão das rodas incorrecto;
Molas da suspensão danificadas.
  • Folga no volante de direcção
Rótulas danificadas;
Fixações da caixa de direcção defeituosas;
Conjunto desmultiplicador da caixa de direcção danificado, dever ser substituído.
  • Chiadeira dos pneus nas curvas a baixa velocidade
Defeito em alguma das cotas de regulação da direcção;
Deformação dos braços da suspensão;
  • O veículo não segue a trajectória recta, nem se endireita ao sair das curvas
Falta de avanço ou inclinação das rodas, deve-se alinhar a direcção;
Folga nos rolamentos das rodas;
Uniões das alavancas de accionamento da caixa de direcção frouxas.
Folga do mecanismo da caixa de direcção.
  • Ao soltar o volante, o veículo desvia-se da trajectória a direito
Má regulação da convergência, devendo-se alinhar a direcção;
Avanço ou inclinação das rodas da frente desiguais, deve-se alinhar a direcção;
Amortecedor em mau estado, deve ser substituído;
Barras de torção frouxas ou danificadas;
Braços de suspensão deformados;
Pressão dos pneus diferentes em rodas do mesmo eixo.