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DIRECÇÃO , Diagnostico e Reparação

Existem vários factores que alteram os valores dos ângulos da geometria da direcção de um veiculo. Por essa razão, é necessário que utilize uma situação precisa, para se proceder à verificação do estado de regulação desses ângulos e a possíveis correcções se necessário.




Antes disso deve:


Verificar se o veiculo tem as rodas iguais e ou dimensões iguais à frente e as de traz. Deve ter as dimensões recomendadas pelo fabricante; 
 Verificar se a pressão dos pneus é a correcta;
 Verificar o empeno das jantes da frente e de trás, substitua se necessário.
Certifique o valor do empeno máximo admitido pelo fabricante ( por via de regra não deve exceder 3 mm). Para este efeito comece por levantar o veiculo.

Utilize um comparador montado sobre suporte.
Aplique a ponta do comparador sobre uma superfície plana do bordo da jante, de modo a que fique sob pressão e com um campo de leitura adequado. Rode a roda devagar e verifique os valores obtidos no comparador. A diferença entre esses valores corresponde ao valor do empeno da jante. (Fig ao lado).


 Verifique qual a folga existente nos rolamentos das rodas, à frente e atrás, e corrija-a se necessário ( ver fig a baixo ).

Verifique o estado geral da suspensão da frente e de trás. Verifique as molas, amortecedores, rótulas, braços da suspensão e apoios. As peças da suspensão não devem apresentar nenhuma deformação e as articulações não devem ter folga excessiva. As molas e amortecedores devem estar bom estado.

Verifique as folgas existente no mecanismo de direcção e corrija-as se necessário ( fig 4). Estas folgas estão principalmente nas rótulas e na caixa de direcção. Para este efeito, force as rodas para dentro e para fora como se mostra na figura a baixo.

A folga no volante de um modo geral, não deve exceder os 25mm, medidos sobre a sua periferia ( veja qual a tolerância dada pelo fabricante do veiculo), ver fig 5. Esta folga em certos tipos de mecanismos de direcção, pode apresentar diferenças, consoante a posição das rodas ( a direito ou a curvar).

Verifique se o sistema de travagem está a funcionar correctamente. O mau funcionamento pode provocar irregularidades direccionais permanentes ou durante as travagens.

Verifique o estado de carga do veículo e corrija-o se necessário. A carga do veículo deve ser a indicada para este efeito, no manual de especificações do veículo. Se o estado da carga for diferente do recomendado, provavelmente os valores recomendados para os vários ângulos da geometria da direcção e do eixo traseiro, também serão diferentes dos especificados.

Verifique a altura do veículo ou do chassis, em relação ao solo ou em relação ao eixo das rodas, ou através de outra medição preconizada pelo fabricante do veículo a fim de se informar dos locais e dos valores de medição que deve obter.

Em certos casos, os fabricantes indicam apenas o estado de carga do veículo, partindo do princípio que, se o veículo estiver em bom estado de conservação, mediante esse estado de carga ficará à altura correcta.

Alguns fabricantes estipulam que os seus veículos devem ser posicionados em alturas especificadas, para efeitos de verificação ou regulação da geometria da direcção. Para este efeito, por vezes o veículo deve ser comprimido contra o elevador ou fossa, através de um esticador (Fig. 6 ).

Estes serviços deverão ser feitos em casas especializadas em alinhamentos de direcção ou por quem tenha as ferramentas necessárias e que tenha a certeza de que sabe o que está a fazer.


Em caso de alguma duvida comente.

LISTA DE AVARIAS E CAUSAS POSSÍVEIS QUE OCORRE NO SISTEMA DE DIRECÇÃO

Informação retirada do manual do CEPRA