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Reparações nos sistemas de TRAVAGEM

TRAVÕES DE TAMBOR

Este tipo de travões requerem verificações periódicas para compensar o desgaste dos calços. A manutenção dos travões de tambor consiste basicamente em substituir estes revestimentos, uma operação aparentemente simples, mas que implica a desmontagem de alguns componentes que necessitam de alguns truques.

Primeiro, eleva-se a viatura para retirar as 2 rodas, de seguida retira-se a porca de fixação da tampa do tambor. Cuidado para não danificar a porca.

Depois, desmontar o travão de tambor que se encontra geralmente fixo por parafusos de cruz, por vezes é preciso desprender o sistema de afinação automático, pela parte de traz do prato de tambor (fig 1).

Desprender as molas com a ajuda de uma pinça especial, como se pode verificar na figura 2.


Seguidamente desmontar os pontos de articulação dos calços, em certos casos é necessário a utilização de um chave de parafusos especial (fig. 3). A desmontagem dos revestimentos dos calços dos travões, varia de modelo para modelo e será então recorrer à ficha técnica da viatura em questão para o fazer correctamente.
Verificação dos TAMBORES

Os tambores não devem apresentar rasgos profundos, se apresentarem deverão ser rectificados. Não devem estar em forma oval, este controlo é feito com um comparador fixo a uma base plana, encosta-se a ponta do aparelho no tambor e roda-se o mesmo, como mostra a figura 4.

Quando se coloca os novos calços é necessário desbastar os extremos dos calços, ou seja "cortar" o angulo de cada extremidade dos revestimentos dos novos calços, com a ajuda de uma lima, na figura 5 observa-se que o calço da direita tem os extremos dos revestimentos limados, enquanto o calço da esquerda está ainda como veio de fábrica.


Travões de DISCO

A manutenção dos travões de disco reside basicamente na substituição periódica das pastilhas e eventualmente dos discos. Esta substituição efectua-se normalmente de uma forma mais simples que a substituição dos calços dos travões de tambor. 
As pastilhas constituem, como os revestimentos dos calços, as peças de desgaste, na sua substituição impõe-se ao fim de um certo número de quilómetros, que variam consoante o tipo de condução. O seu desgaste é geralmente avisado com uma luz avisadora no painel, mas, no entanto, na própria pastilha existe uma ranhura que nos permite avaliar o grau de desgaste.
A facilidade de acesso às pastilhas, depende do tipo de pinças com que a viatura está equipada.
No caso de serem pinças fixas a substituição das pastilhas é a mais fácil, para isso e com a viatura elevada deve-se: 
Desmontar a roda;
As pastilhas estão fixas nas pinças por uns freios próprios e por uma mola anti-ruído. 
Os freios são retirados com um alicate de freios (fig 6 e fig 7).

Ao retirar as pastilhas empurre os pistões das pinças com uma alavanca (ex. Cabo do martelo)(fig.8).
Antes de montar as pastilhas novas deve-se limpar as pinças .

No caso de serem pinças flutuantes.
Desapertar com uma chave de luneta os pernos de fixação da pinça (fig. 9).
Retire parte da pinça, que deve prender por exemplo a suspensão para evitar que fique suspensa pelo tubo dos travões (fig 10).
 É DE REALÇAR QUE A PARTE MÓVEL DA PINÇA NUNCA DEVERÁ SER DESMONTADA, se isso acontecer o óleo de travões vai derramar e teremos depois de sangrar os travões.

Uma vez fixa a meia-pinça retira-se as pastilhas e substituem-se por novas (fig. 11).