Eixo da FRENTE
1) Alivie os parafusos da fixação superior da coluna Mc Pherson (fig 1)
2) Levante o veiculo e retire a roda.
3) Alivie os parafusos de fixação inferior (fig. 2)
4) Comprima a mola da suspensão com o compressor de molas (fig.3)
NOTA - Utilize sempre um compressor de molas adequado ao tamanho desta, para prevenir eventuais ferimentos graves (fig. 4 e fig.5).
5) Desaperte completamente os parafusos de fixação superior e inferior, de forma a retirar o corpo da suspensão.
Uma vez, retirado o conjunto da suspensão, procede-se a separação da mola do amortecedor da forma ilustrada na figura 6, fixando verticalmente a suspensão num torno, e desmontando os elementos de fixação da mola.
NOTA: É necessário marcar as posições dos anéis, os casquilhos, anilhas e rolamentos, para na fase de montagem não se trocar as posições destas, pois tem uma só posição para garantir a imobilização do amortecedor (fig 7).
Para a montagem processa-se de modo inverso à enumerada anteriormente
Eixo de TRÁS
No que se refere aos amortecedores do eixo de trás , a sua desmontagem do veiculo é fácil, pois na maioria dos casos é similar a representada a figura 8.
E importante que após a substituição de componentes da suspensão, se efectue um teste na estrada a fim de assentar a suspensão e verificar se a reparação foi bem sucedida.