Publicidade



Translate

Reparação passo-a-passo, SUSPENSÃO

A seguir indica-se os passos a fazer na desmontagem da mola e amortecedor, o tipo de suspensão mais comum no eixo da frente é o sistema Mc Pherson. Para substituir o amortecedor é preciso desmontar o conjunto do elemento de suspensão. Para tal deve proceder do seguinte modo:


Eixo da FRENTE

1) Alivie os parafusos da fixação superior da coluna Mc Pherson (fig 1)
2) Levante o veiculo e retire a roda. 
3) Alivie os parafusos de fixação inferior (fig. 2)

4) Comprima a mola da suspensão com o compressor de molas (fig.3)

     NOTA - Utilize sempre um compressor de molas adequado ao tamanho desta, para prevenir eventuais ferimentos graves (fig. 4 e fig.5).

    5) Desaperte completamente os parafusos de fixação superior e inferior, de forma a retirar o corpo da suspensão.

    Uma vez, retirado o conjunto da suspensão, procede-se a separação da mola do amortecedor da forma ilustrada na figura 6, fixando verticalmente a suspensão num torno, e desmontando os elementos de fixação da mola.


     NOTA: É necessário marcar as posições dos anéis, os casquilhos, anilhas e rolamentos, para na fase de montagem não se trocar as posições destas,  pois tem uma só posição para garantir a imobilização do amortecedor (fig 7).

    Para a montagem processa-se de modo inverso à enumerada anteriormente

    Eixo de TRÁS

    No que se refere aos amortecedores do eixo de trás , a sua desmontagem do veiculo é fácil, pois na maioria dos casos é similar a representada a figura 8.
    E importante que após a substituição de componentes da suspensão, se efectue um teste na estrada a fim de assentar a suspensão e verificar se a reparação foi bem sucedida.