Publicidade



Translate

SANGRAR OS TRAVÕES


Existe 2 maneiras de se sangrar os travões, com auxilio de um equipamento e no caso de não ter o equipamento é necessário 2 pessoas.

Sempre que se muda o óleo de travões, quando o nível de óleo baixa para além do minimo ou quando entra ar no sistema de travagem, este deve ser sangrado ou purgado para eliminar o ar existente no circuito.

O ar elimina-se
- Adicionando óleo de travões e extraindo uma pequena quantidade de óleo por casa bomba da roda.

Para adicionar óleo de travões,
- Os parafusos de sangragem devem estar fechados em todas as bombas das rodas.
- Recorre-se a um depósito pressurizado (fig. 1) com óleo de travões apropriado que se liga à bomba principal dos travões.

- Instala-se na bomba da roda um tubo de sangragem com um recipiente na sua extremidade para onde irá escorrer o óleo.

- Abre-se o parafuso de sangragem.

Como o depósito que está ligado à bomba principal está pressurizado o óleo que nele se encontra começa a entrar na bomba principal empurrando assim o ar que se encontra no circuito, que vai sair pelo tubo de sangragem na bomba da roda. Assim que o ar tiver saído todo (deixam de aparecer bolhas de ar no recipiente de vidro na extremidade do tubo) fecha-se o parafuso de sangragem. Repete-se esta operação pelas 4 rodas. 

SANGRAR O CIRCUITO SEM EQUIPAMENTO é necessário 2 pessoas.

Se não recorrermos ao equipamento é preciso uma pessoa dentro do veiculo para ir pressionando o pedal do travão várias vezes e outra pessoa para ir desapertando o parafuso de sangrar e apertando.
O processo é simples:

1- Pressiona-se várias vezes o pedal,
2- Com o pedal precionado alivia-se o parafuso para sair óleo com o ar, e aperta-se.

Repete-se ate sair só óleo.Fazer o mesmo as restantes rodas.