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SUSPENSÃO, Avarias e Causas Típicas

De modo a executar a correcta reparação do sistema de suspensão, deve-se consultar o manual da oficina. Os exemplos aqui apresentados são genéricos e a titulo indicativo, sendo assim as avarias típicas da suspensão são:






  • Traseira descaída esta sintoma (fig 1), indica molas partidas ou desapertadas, amortecedor preso devido a oxidação ou empeno da haste, ou escolha errada dos amortecedores, sendo necessário substituir.

  • Carro elevado de mais após a troca de amortecedores, se o veículo ficar mais alto que o habitual pode ser,  poderão ser as molas ou amortecedores instalados não adequadas ou dever-se a amortecedor preso. Será necessário substituir as molas ou os amortecedores, conforme necessário.

  • Suspensão branda, Verifica-se quando os amortecedores, as molas ou a barra de torção perderam a sua flexibilidade. Normalmente a causa desta anomalia encontra-se no amortecedor, pelo que deve-se desmontar e verificar o seu estado. Uns destes componentes que for o causador desta anomalia deve ser reparado (quando possível) ou substituído.

  • Suspensão dura, Verifica-se quando a haste do amortecedor encontra-se enferrujada ou empenada, pelo que a sua acção no interior da câmara é dificultada (fig 2). Pode também suceder quando substituem-se as molas ou os amortecedores, sendo que pode ser uma situação normal devido que são componentes novos e o Condutor está habituado á suspensão com anomalias, ou se for uma dureza em excesso deve-se ao facto destes componentes não serem os mais adequados ao tipo se suspensão do veiculo. No entanto deve-se detectar qual a causa, e efectuar a sua reparação, manutenção ou mesmo proceder á substituição do componente defeituoso.

 A seguir estão listadas algumas das anomalias que podem ocorrer no sistema de suspensão, bem como as suas causas prováveis e verificações ou correcções a efectuar.


Saltitar da roda
  • Rodas desequilibradas
  Deve equilibrar as rodas.
  • Molas fracas
 Deve substituir.
  • Amortecedor hidráulico ineficiente
 Deve substituir
  • Jante deformada
Desempenar a jante
  • Pneu com desgaste regular
 Substituir pneu
  • Pressão dos pneus irregulares
 Corrigir a pressão dos pneus.
Veiculo tende a desviar-se para um lado
  • Pontos de fixação carroçaria/suspensão desalinhados
 Alinhar os pontos de fixação
  • Pressão dos pneus baixa ou irregular
 Corrigir a pressão dos pneus.
  • Manga de eixo ou braços oscilantes deformados
Substituir Manga de eixo ou braços oscilantes
  • Amortecedores hidráulicos ineficientes
Substituir
  • Molas fracas
Substituir
Suspensão ruidosa

  • Amortecedores hidráulicos ineficientes
Substituir
  • Barra estabilizadora desapertada do braço ou da carroçaria
Apertar as fixações da barra estabilizadora.
  • Casquilhos elásticos dos braços oscilantes gastos
Substituir os casquilhos elásticos
  • Rotulas gastas
Substituir
  • Parafusos de fixação da suspensão desapertados
Apertar
  • Foles desmontados
Substituir os foles ou montar de novo
Desgaste excessivo dos pneus
  • Pressão irregular dos pneus
Corrigir a pressão dos pneus
  • Molas fracas ou partidas
Substituir
  • Folgas excessivas dos rolamentos dos cubos das rodas
Verificar a folga e substituir o rolamento ou cubo da roda
  • Rodas desequilibradas
Equilibrar rodas
  • Rodas descentradas
Alinhar a direcção
Automóvel descaído para a frente
  •  Pressão dos pneus incorrecta
Corrigir
  • Mola(s) partida(s)
Substituir
  • Mola(s) fraca(s) ou pasmada(s)
Substituir a(s) mola(s) traseira(s) se a altura da parte da frente for inferior à apropriada.
  • Conjunto(s) mola(s) - amortecedor(es) fraco(s) ou em mau estado
Verificar e substituir

Automóvel descaído para trás
  •  Pressão dos pneus incorrecta
Corrigir
  • Mola(s) partida(s)
Substituir
  • Mola(s) fraca(s) ou pasmada(s)
Substituir a(s) mola(s) traseira(s) se a altura da parte traseira for inferior à apropriada.
  • Conjunto(s) mola(s) - amortecedor(es) fraco(s) ou em mau estado
Verificar e substituir
Automóvel descaído sobre uma das rodas
  • Pressão dos pneus incorrecta
Corrigir
  • Má distribuição da carga do automóvel 
Distribuir uniforme-mente a carga
  • Mola partida, fraca ou pasmada
Substituir a mola
  • Peças da suspensão danificadas ou gastas
Substituir
Automóvel descaído sobre um dos lados
  • Pressão inapropriada na suspensão Hydrolastic, hidropneumática e pneumática
Verificar a pressão e corrigi-la
  • Chassis deformado ou partido
Verificar o alinhamento e corrigi-lo
  • Conjunto(s) mola(s) - amortecedor(es) fraco(s) ou em mau estado
Verificar e substituir
Suspensão dura
  • Pressão dos pneus incorrecta
Corrigir
  • Excesso da carga do automóvel ou mal distribuida
Distribuir uniforme-mente a carga
  • Pneu deformado
Substituir pneu
  • Mola partida
Substituir a mola
  • Peças da suspensão gripadas
Reparar ou substituir e lubrificar
  • Amortecedor(es) desapertados(s) ou em mau estado
Apertar ou substituir
Automóvel oscila nas curvas
  • Amortecedor(es) desapertados(s) ou em mau estado
Apertar ou substituir
  • Mola partida, fraca ou pasmada
Substituir a mola
  • Barra estabilizadora desapertada ou partida
Substituir barra estabilizadora, se danificada
  • Porta-bagagens do tejadilho demasiado apertado
Apertar os seus apoios e ligações e substituir os casquilhos