- Traseira descaída esta sintoma (fig 1), indica molas partidas ou desapertadas, amortecedor preso devido a oxidação ou empeno da haste, ou escolha errada dos amortecedores, sendo necessário substituir.
- Carro elevado de mais após a troca de amortecedores, se o veículo ficar mais alto que o habitual pode ser, poderão ser as molas ou amortecedores instalados não adequadas ou dever-se a amortecedor preso. Será necessário substituir as molas ou os amortecedores, conforme necessário.
- Suspensão branda, Verifica-se quando os amortecedores, as molas ou a barra de torção perderam a sua flexibilidade. Normalmente a causa desta anomalia encontra-se no amortecedor, pelo que deve-se desmontar e verificar o seu estado. Uns destes componentes que for o causador desta anomalia deve ser reparado (quando possível) ou substituído.
- Suspensão dura, Verifica-se quando a haste do amortecedor encontra-se enferrujada ou empenada, pelo que a sua acção no interior da câmara é dificultada (fig 2). Pode também suceder quando substituem-se as molas ou os amortecedores, sendo que pode ser uma situação normal devido que são componentes novos e o Condutor está habituado á suspensão com anomalias, ou se for uma dureza em excesso deve-se ao facto destes componentes não serem os mais adequados ao tipo se suspensão do veiculo. No entanto deve-se detectar qual a causa, e efectuar a sua reparação, manutenção ou mesmo proceder á substituição do componente defeituoso.
A seguir estão listadas algumas das anomalias que podem ocorrer no sistema de suspensão, bem como as suas causas prováveis e verificações ou correcções a efectuar.
Saltitar da roda
- Rodas desequilibradas
- Molas fracas
- Amortecedor hidráulico ineficiente
- Jante deformada
- Pneu com desgaste regular
- Pressão dos pneus irregulares
- Pontos de fixação carroçaria/suspensão desalinhados
- Pressão dos pneus baixa ou irregular
- Manga de eixo ou braços oscilantes deformados
- Amortecedores hidráulicos ineficientes
- Molas fracas
- Amortecedores hidráulicos ineficientes
- Barra estabilizadora desapertada do braço ou da carroçaria
- Casquilhos elásticos dos braços oscilantes gastos
- Rotulas gastas
- Parafusos de fixação da suspensão desapertados
- Foles desmontados
- Pressão irregular dos pneus
- Molas fracas ou partidas
- Folgas excessivas dos rolamentos dos cubos das rodas
- Rodas desequilibradas
- Rodas descentradas
- Pressão dos pneus incorrecta
- Mola(s) partida(s)
- Mola(s) fraca(s) ou pasmada(s)
- Conjunto(s) mola(s) - amortecedor(es) fraco(s) ou em mau estado
Automóvel descaído para trás
- Pressão dos pneus incorrecta
- Mola(s) partida(s)
- Mola(s) fraca(s) ou pasmada(s)
- Conjunto(s) mola(s) - amortecedor(es) fraco(s) ou em mau estado
- Pressão dos pneus incorrecta
- Má distribuição da carga do automóvel
- Mola partida, fraca ou pasmada
- Peças da suspensão danificadas ou gastas
- Pressão inapropriada na suspensão Hydrolastic, hidropneumática e pneumática
- Chassis deformado ou partido
- Conjunto(s) mola(s) - amortecedor(es) fraco(s) ou em mau estado
- Pressão dos pneus incorrecta
- Excesso da carga do automóvel ou mal distribuida
- Pneu deformado
- Mola partida
- Peças da suspensão gripadas
- Amortecedor(es) desapertados(s) ou em mau estado
- Amortecedor(es) desapertados(s) ou em mau estado
- Mola partida, fraca ou pasmada
- Barra estabilizadora desapertada ou partida
- Porta-bagagens do tejadilho demasiado apertado