Publicidade



Translate

Termóstato, diagnostico e reparação

Um Termóstato é um dispositivo que é utilizado para regular a temperatura de um sistema para manter a temperatura a uns certos graus. Este funciona como um interruptor que abre e fecha um circuito.

 Quando se liga o automóvel, o termóstato fica fechado para manter o liquido refrigerante no motor ate atingir uma certa temperatura, quando atinge essa temperatura, o termóstato abre e deixa circular a água através do radiador para arrefecer.




Como testar o termóstato sem o retirar do veiculo



1ª opção
  • Retire a tampa do radiador com o motor frio;
  • Trave o veiculo com o travão de mão;
  • Ligue o automóvel;
  • Verifique o ponteiro da temperatura.
Nos primeiros 5 a 15 minutos vai ver um aumento significativo da temperatura.

Se o ponteiro ou luz da temperatura chegar a quase ao máximo, cuidado , porque tem o termostato preso na posição fechado (a água não circula).

Se quando ligar o automóvel a temperatura subir rapidamente, se ouvir um som do tipo ''clik'' ou se notar que esta a sair vapor pela parte superior do motor, tem o termostato preso na posição fechado.

2ª opção
  •  Retire a tampa do radiador com o motor frio;
  • Trave o veiculo com o travão de mão;
  • Ligue o automóvel;
  • Vá verificando o nível da água e o ponteiro da temperatura;
Ainda com o motor frio você não vai notar agitação nenhuma na água/liquido refrigerante.
Mas assim que a temperatura chegar à temperatura normal de trabalho e o termostato abre, nota-se logo a agitação do fluxo da água do radiador e o nível da água desce.

Prova em que o termostato abriu (a água circula passando pelo radiador para arrefecer e volta para o bloco do motor)

Um aumento gradual da temperatura normal e passado a falta de circulação da água/liquido refrigerante quer dizer que o termostato está defeituoso.

3ª opção
  • Ligue o motor do veiculo e trave com o travão de mão.
Quando o motor estiver com a temperatura normal de trabalho;
  • No painel de aquecimento do veiculo, gire ou deslize o botão para a temperatura máxima e com o ventilador no máximo.
  • Veja e espere que o ponteiro da temperatura chegue a posição normal.
  • Sinta o calor que sai pelas aberturas do aquecedor.
A temperatura deve muito morna ou quente.
Se a temperatura do ar do aquecedor é fria ou morna, e o ponteiro da temperatura esta a baixo do intervalo normal, apos 15 minutos significa que o termostato esta preso na posição aberta.

NOTA: Se o termostato esta preso na posição aberta significa que a água esta sempre a circular, ou seja, o liquido está a circular muito rápido entre o motor e o radiador, o que ira provocar no motor um aquecimento prolongado. DEVE SUBSTITUIR O TERMOSTATO.


Como testar o termóstato fora do veiculo

A primeiro coisa a fazer é retirar o termostato, claro ;)

Normalmente o termóstato esta situado no motor, logo a seguir a ponta do tubo de água superior do radiador para o motor. Para tal, retire o tubo para poder tirar o termóstato.

Depois de ter o termóstato fora do veiculo.

Vamos colocar o termóstato dentro de uma panela com água e leva-se ao lume. Como a água aquece, o termóstato também aquece, quando chegar à temperatura certa o termostato deve abrir.

Devemos observar o termostato enquanto a água aquece, antes da água ferver o termostato deve começar a abrir ou não. Se a abertura do termóstato abrir significa que o termostato esta a funcionar bem. Se a abertura não abrir significa que esta danificado.
Você vai notar que à medida que a temperatura sobe a abertura do termostato aumenta.

Substitua se necessário o termostato se suspeitar que provoca o sobreaquecimento ao motor , embora o veiculo funciona mesmo sem o termostato.

Se o termostato abriu não necessita de ser substituído deixe o termostato na panela durante algum tempo para voltar a arrefecer lentamente antes de o colocar no motor novamente.


NOTA O seu automóvel executara normalmente sem o TERMÓSTATO, mas no Inverno o motor demora muito mais tempo a chegar a temperatura normal de trabalho por isso o ar condicionado a quente não ira funcionar.