O diagnóstico de avarias neste sistema deve ser realizado efetuando um teste de estrada, inspecionar os pneus quanto ao estado e adequação ao veiculo.
A seguir, estão apresentadas algumas anomalias que poderão ser detectadas e suas causas.
- Vibrações das rodas da frente
Folga nos rolamentos do cubo da roda, o que se deverá comprovar levantando-as do solo e tentando movê-las, para fora e para dentro.
Folgas nas alavancas, articulações, rótulas, etc ... Do trem dianteiro, devendo-se fazer-se uma inspecção a todos os componentes.
Folga na caixa de direcção, que se pode verificar fazendo rodar o volante nos dois sentidos, até se obter o início da orientação das rodas, com o veiculo parado. Se a folga for superior a 10°, supõe-se que é excessiva.
Deficiente regulação dos ângulos característicos, sendo necessário o alinhamento das rodas.
- Ruído ao accionar o volante
Falta de lubrificação dos rolamentos das articulações;
Rolamentos, rótulas ou braços da suspensão parcialmente presos por falta de lubrificação, sendo necessário a sua desmontagem, limpeza e sua lubrificação;
Articulações elásticas(braço da transmissão) em mau estado, pode-se comprovar o seu estado tentando deslocá-las e ver se tem folga ou ruído;
Molas da suspensão danificadas. Substituir.
- Dureza da direcção em marcha lenta
Folga entre o pinhão e sem-fim ou pinhão e cremalheira, devendo-se proceder ao seu ajuste;
Braços da suspensão deformados por golpes;
suspensão das rodas incorrecto;
Molas da suspensão danificadas.
- Folga no volante de direcção
Fixações da caixa de direcção defeituosas;
Conjunto desmultiplicador da caixa de direcção danificado, dever ser substituído.
- Chiadeira dos pneus nas curvas a baixa velocidade
Deformação dos braços da suspensão;
- O veículo não segue a trajectória recta, nem se endireita ao sair das curvas
Folga nos rolamentos das rodas;
Uniões das alavancas de accionamento da caixa de direcção frouxas.
Folga do mecanismo da caixa de direcção.
- Ao soltar o volante, o veículo desvia-se da trajectória a direito
Avanço ou inclinação das rodas da frente desiguais, deve-se alinhar a direcção;
Amortecedor em mau estado, deve ser substituído;
Barras de torção frouxas ou danificadas;
Braços de suspensão deformados;
Pressão dos pneus diferentes em rodas do mesmo eixo.