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Diagnostico e Reparação na Embraiagem

Para verificar, diagnosticar e reparar é preciso sabermos o funcionamento da embraiagem assim como saber quais os componentes que estão sujeitos a mais desgaste.


As avarias no funcionamento mais comuns da embraiagem são:

  1.  O patinar da embraiagem; Este problema deve se ao desgaste dos discos ou a sujidade dos mesmos ou ainda mesmo a uma defeituosa afinação. Se este problema só acontece a altas velocidades então a causa é a fadiga das molas do comando. Ou existe alguma partida ou já perderam a sua elasticidade. Caso o problema não seja devido a uma afinação defeituosa da embraiagem é necessário proceder á desmontagem do conjunto para uma verificação.
  2. Trepidação da viatura ao embraiar; Este problema  revela que existe um desiquilíbrio neste conjunto de embraiagem. A sua causa poderá ser do empeno do disco ou desiquilíbrio das forças que as molas exercem neste. Poderá ser também óleo que tenha ido para o disco e já esteja seco, provocando um defeito no disco de embraiagem. Para reparar este tipo de problema será necessário proceder á desmontagem do conjunto.
  3. Arranhar das mudanças ao entrar; Uma regulação defeituosa da embraiagem ou algum defeito no sistema de comando da embraiagem poderá provocar este problema.
  4. Ruídos ao pisar o pedal de embraiagem; Estes ruídos podem ser originados por alguma dificuldade de deslocamento axial do rolamento de encosto ou uma ruptura de uma das pontas das molas do diafragma.

Para que não haja resvalamento entre o disco de embraiagem e o volante do motor a força de rotação do disco deve ser igual à força de rotação do motor (o binário do motor). Se for menor o disco fica a roçar no volante do motor. Dizendo-se que a embraiagem patina.

Quando se encosta o disco ao volante do motor cria-se uma grande fricção entre eles,  até que o disco atinja a mesma velocidade de rotação do motor, provocando o desgaste do disco e as molas de embraiagem, pois estas ajudam a amortecer as diferenças de forças entre estes dois órgãos. O encosto do disco ao volante deverá ser o mais suave e progressivo possível, de forma a que o arranque também o seja.

No caso em que o encosto do prato é feito com demasiado rapidez, as molas do disco estão sujeitas a esforços mais elevados, do que o desejável, provocando o seu desgaste prematuro.

No caso em que se demora demasiado tempo a encostar o disco ao volante está-se a provocar maior desgaste do disco, assim como o seu sobreaquecimento, que poderá originar deformações no disco.

Diagnostico e Reparação 

Para o correto controlo e verificação de embraiagens, deve ter-se em consideração os dados fornecidos pelos fabricantes.

Com a grande diversidade de embraiagens existentes, é sempre necessário  recorrer ao manual do fabricante ou ao manual de reparação para a sua (des)montagem. Para tal, é necessário recorrer aos dados relativos ao veiculo, tais como:

  • Marca;
  • Modelo;
  • Ano de construção;
  • Tipo de motor;
Para reparar as avarias é necessário desmontar a embraiagem, Existindo para tal  alguns aspectos a ter em conta. Por vezes, os defeitos das embraiagem é provocados pela incorrecta montagem da mesma.

Ver os passos para desmontar e montar embraiagens, os cuidados a ter e os riscos a ter em atenção.  ;)

Informação retirada no manual do CEPRA