As avarias das caixas, como falta de estanquicidade e fissuras, são mais visíveis quando o mecanismo está quente.
O óleo nestas condições de temperatura é mais fluído e escapa-se com mais facilidade.
As fissuras são também reconhecíveis pelo som distante que é produzido quando há ruptura.
As fissuras são também reconhecíveis pelo som distante que é produzido quando há ruptura.
Se os danos não forem demasiado grande podem se
resolver através da soldadura. Se a avaria for maior terá de se substituir a caixa.Os manuais do fabricante devem ser sempre consultados quando da análise de diagnóstico de avarias, e indicações de reparação.
Partindo do inicio que a embraiagem se encontra em perfeito estado de funcionamento podem-se apontar algumas das avarias mais comuns:
DEFEITO
- Engrenamento difícil ou impossibilidade de engatar uma velocidade.
- A mudança de velocidade solta-se ou não fica engatada .
- Impossibilidade de desengatar uma velocidade.
- Engate ruidoso (roçamentos).
- Ruídos na posição de ponto morto.
- Ruídos com uma velocidade engrenada.
- Não se transmite potência através da caixa de velocidade.
- Fugas de óleo.
A REPARAÇÃO , na maioria dos casos, implica a desmontagem da caixa de velocidades, para a substituição dos componentes danificados.
Devido a grande diversidade de caixas de velocidades existentes, e' sempre necessário recorrer ao manual do fabricante ou manual de reparação para sua (des)montagem.
E necessário obter alguns dados do veiculo, tais como:
- Marca;
- Modelo;
- Ano de construção;
- Tipo de motor;
Existem no entanto alguns passos comuns, assim como alguns aspectos importantes que não podem deixar de ser aqui referidos, tais como;
- Elevar o veiculo;
- Desligar o cabo de massa da bateria;
- Retirar o filtro da bateria;
- Suspender o motor;
- Retirar o oleo da caixa antes de iniciar o desmantelamento.
Informação retirada do manual CEPRA