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Algumas avarias que pode ocorrer no sistema de embraiagem

Ir para diagnostico e reparação de embraiagem

A seguir, estão enumeradas algumas avarias que podem ocorrer no sistema de embraiagens, as suas causas mais prováveis, bem como a correção ou verificação a efetuar.


  • A embraiagem patina quando se acopla
    • Haste de ligação travada ou incorretamente ajustada.
      • Deve-se, lubrificar, ajustar, comprovar o estado das molas.
    • Rotura no suporte no motor.
      • Deve-se substituir.
    • Danos ou desajustes internos;
      • Tem que desmontar a embraiagem para reparar.
  • A embraiagem terpida ou morde quando esta acoplada
    • Tirante de ajuste travado;
      • Deve-se Lubrificar e ajustar;
    • Rotura no suporte do motor;
      • Deve-se Substituir.
    • Caixa de embraiagem desalinhada.
      • Deve-se alinhar ou substituir.
    • Defeitos internos: cubo do disco agarrado ao eixo; óleo nas capas do disco; capas do disco soltas.
      • Deve-se Libertar o cubo do disco; Colocar disco novo.
  • A embraiagem arrasta quando se desacopla
    • Haste da embraiagem desajustada.
      • Reajustar.
    • Rotura do suporte do motor
      • Substituir
    • Defeitos internos: capas com desgaste, molas frouxas, óleo nas capas do disco, alavanca com ajuste incorreto.
      • Colocar disco novo; ajustar as alavancas.
  • Ruídos da embraiagem
    • Cubos do disco ou eixo de embraiagem desajustados.
      • Substituir.
    • Alinhamento defeituoso.
      • Alinhar caixa de velocidades e a embraiagem com o motor.
    • Rolamentos da cambota gastos.
      • Substituir.
    • Rolamentos gastos.
      • Substituir.
    • Articulação da haste sem lubrificação.
      • Lubrificar.
    • Fricção nas alavancas da embraiagem.
      • Ajustar
    • Molas do diafragma gastas ou frouxas
      • Substituir.
  • Pulsações no pedal da embraiagem.
    • Desalinhamento.
      • Alinhar a caixa de velocidades e embraiagem com o motor.
    • Alavanca da desembraiagem mal ajustadas.
      • Ajustar.
    • Volante mal apoiado na cambota.
      • Apoiar corretamente o motor.
    • Disco ou prato de pressão empenado.
      • Substituir.
  • Desgaste rápido das forras do disco de fricção.
    • Má utilização do condutor.
      • Evitar pisar o pedal de embraiagem, evitar mudanças de velocidades bruscas, etc.
    • Volante ou faces do prato de pressão deteriorados.
      • Substituir.
    • Defeitos interiores: as molas frouxas, oleo nas capas, alavancas desajustadas.
      •  Substituir elementos necessários, ajustar alavancas.
    • Haste travada ou desajustada.
      • Lubrificar, ajustar.
  • Pedal da embraiagem duro.
    • Haste travada.
      • Lubrificar, ajustar.
    • Presença de um elemento estranho na parte posterior do pedal.
      • Libertar a parte posterior do pedal, lubrificar.
    • Mola descentrada, desajustada, ou partida.
      • Ajustar, substituir.
  • Dificuldades na embraiagem hidráulica.
    • Batimento de engrenagens, dificuldades nas mudanças de velocidade.
      • As embraiagens  hidráulicas podem ter quaisquer das anteriores avarias. No entanto quando a embraiagem hidráulica não funciona corretamente, produzem se ruídos e dificuldades nas mudanças de velocidade.