- Desgaste excessivo da anilha de sincronização (o carreto conduzido não entra em sincronização);
- Substituir anilha ou sincronizador.
- Enfraquecimento das molas de compressão das esferas do sincronizador (a anilha de sincronização entra com atraso no anel de carreto conduzido). Ruptura das esferas do sincronizador (a anilha de sincronização não contacta com o anel de carreto conduzido, este não fica em sincronismo, pelo que os dentes da engrenagem interferem antes de engrenagem). Sincronizador defeituoso, velocidade de ralenti elevada;
- Reparar ou substituir.
- Rolamento gripado;
- Substituir.
- Ajuste incorrecto do mecanismo de mudança;
- Ajustar.
- Lubrificante inadequado;
- Substituir por outro adequado.
DEFEITO
- Engrenamento difícil ou impossibilidade de engatar uma velocidade.
- A mudança de velocidade solta-se ou não fica engatada .
- Impossibilidade de desengatar uma velocidade.
- Ruídos na posição de ponto morto.
- Ruídos com uma velocidade engrenada.
- Não se transmite potência através da caixa de velocidade.
- Fugas de óleo.