Estes sensores estão montados no sistema de escape.
Tipos de SONDAS
A sonda Lambda pode ter de 1 a 4 cabos de ligação, depende do tipo de sonda.
1 cabo - Sinal para a unidade (cabo preto) e o negativo é feito na própria rosca do escape.
2 cabos - Cabo preto sinal para a unidade e o cinza é negativo.
3 cabos - Cabo preto sinal para a unidade, 2 cabos brancos é a alimentação da resistência de aquecimento da sonda e o negativo é feito também na rosca do sensor do escape.
4 cabos - Cabo preto sinal para a unidade. O cinza é negativo. Os 2 cabos brancos são para a alimentação da resistência de aquecimento da sonda.
Para verificar se tem defeito
1. Motor ao relamtim e à temperatura de trabalho (90°).
2. Seleccionar no multímetro uma escala baixa por exemplo 1V.
3. Com o sensor ligado, liga se o cabo vermelho do multímetro ao cabo preto para a unidade e o cabo preto do multímetro com uma boa massa do veiculo.
4. Acelera-se bruscamente o motor e solta-se rapidamente, deixando as rotações irem ate ao relamtim. Na aceleração e desaceleração os valores devem oscilar entre os 0,8 e 0,2V. Caso contrário o sensor deve ser substituído.
2 cabos - Cabo preto sinal para a unidade e o cinza é negativo.
3 cabos - Cabo preto sinal para a unidade, 2 cabos brancos é a alimentação da resistência de aquecimento da sonda e o negativo é feito também na rosca do sensor do escape.
4 cabos - Cabo preto sinal para a unidade. O cinza é negativo. Os 2 cabos brancos são para a alimentação da resistência de aquecimento da sonda.
Para verificar se tem defeito
1. Motor ao relamtim e à temperatura de trabalho (90°).
2. Seleccionar no multímetro uma escala baixa por exemplo 1V.
3. Com o sensor ligado, liga se o cabo vermelho do multímetro ao cabo preto para a unidade e o cabo preto do multímetro com uma boa massa do veiculo.
4. Acelera-se bruscamente o motor e solta-se rapidamente, deixando as rotações irem ate ao relamtim. Na aceleração e desaceleração os valores devem oscilar entre os 0,8 e 0,2V. Caso contrário o sensor deve ser substituído.