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Avarias e Causas na TRAVAGEM

Estão apresentadas as possíveis causas de avaria nos dois tipos de travões (tambor e disco).

TRAVÕES DE TAMBOR

- O pedal do travão chega ao piso do veiculo - Esta situação pode ocorrer quando um dos circuitos de travagem falha, deixando de exercer a força de travagem sobre as 2 rodas. Estas anomalias podem ser provocados por um mau ajuste nos tambores ou nas maxilas dos travões, por calços gastos, por entrada de ar nos circuitos de travões ou por deterioração da bomba principal dos travões.

-Um dos travões está a roçar - Isto significa que os calços dos travões não se separam o suficiente do tambor quando o condutor solta o pedal do travão. Esta situação é possivel que aconteça devido a um ajuste incorrecto do calço, devido a um tubo do circuito de travagem obstruído, o que faz com que a presão na bomba da roda não diminua quando se solta o pedal de travão, devido a um pistão que tenha ficado preso no interior de uma das bombas das rodas ou devido à perda de elasticidade de uma das molas de recuperação das maxilas de travão.

- Todos os travões roçam - Quando isto acontece, pode ser devido ao curso insuficiente do pedal dos travões. Neste caso, os pistões das bombas das rodas não conseguem retroceder completamente. Uma situação similar a esta pode acontecer quando se aplica óleo mineral ao sistema de travões. A obstrução do respirador do depósito de óleo dos travões, uma vez que a pressão dentro do depósito impede o alívio da pressão no circuito de travões.

- O veiculo desvia-se para um dos lados quando se trava - Se isto acontecer significa que a pressão de travagem é umais forte de um dos lados. Este desequilibrio de pressões surge quando, algum dos revestimentos dos travões está embebido em óleo devido a fugas na bomba da roda, quando as maxilas dos travões estãodesajustadas ou quando os calços estão gastos desigualmente, quando as bombas das rodas estão defeituosas, ou as tubagens do circuito obstruidas, impedindo uma acção uniforme de travagem em todas as rodas. Poderá ser também devido a um prato de fixação solto ou ao uso de diferentes tipos de calços, a um mau alinhamento do eixo dianteiro ou à rotura de uma mola.

- Pedal esponjoso - A existencia de ar no circuito de travagem é a razão mais provável para que isto aconteça, embora o desgaste dos calços também possa originar o mesmo.
O ar pode entrar no sistema se o orifíco de respiração estiver obstruido, a existencia de ar no óleo origina um vazio parcial no sistema durante o curso de retorno dos pistões da bomba principal dos travões, o que faz com que o ar seja encaminhado para a parte exterior dos pistões entrando assim em todo o circuito. O ar pode também entrar se os retentores da bomba principal dos travões tiverem fuga e não mantiverem a pressão no sistema.É muito provavel também, que a causa da entrada de ar no sistema seja a insuficiencia de óleo de travões na bomba principal,  se o nível descer a baixo do orifício de passagem, o sistema hidráulico absorverá ar, quando o pistão avança no processo de travagem.

- Pedal muito duro - Pode ser motivada por um inadequado ajuste das maxilas dos travões ou pelo uso de calços inadequados. Outra causa possível é depois de uma utilização excessiva dos travões estes aquecem muito, o que reduz fortemente o seu rendimento, por vezes os calços ficam tão danificados que têm de ser substituidos. Os tambores podem ficar muito polidas na suferficie interna, que pode provocar uma má travagem.

- Travões ruidosos - Isto acontece se o desgaste dos calços for tal que estes entrem em contacto com o tambor ou no caso de calços arrebitados, a cabeça do rebite entre em contacto com o tambor.

- Fuga de óleo de travões - Pode haver perda de óleo de travões, se a bomba principal dos travões tiver fuga, se existirem fugas nas bombas das rodas ou se as uniões  das tubagens estiverem soltas ou deterioradas. Uma causa possivel é a instalação incorrecta das hastes que actuam sobre a extremidade dos calços de travões. Qualquer tipo de fugas, sejam nas bombas das rodas sejam na bomba principal, ou em qualquer orgão, obrigam à desmontagem, reparação ou substituição destes componentes.

 - Os travões não fazem a afinação automática - Esta condição pode dever-se ao parafuso de ajuste estar moído ou à alavanca estar desencaixada da roda dentada ou também a uma instalação incorrecta do elemento tensor. Torna-se necessário desmontar o travão para encontrar e corrigir a avaria.

- A luz avisadora do painel acende, quando se trava ( circuito duplo) - Isto é sinal de que um ou os 2 circuitos de travagem estão em falha. Devem ser examinados ambos os circuitos afim de se detectar a avaria, é perigoso continuar a conduzir pois só estão a travar metade das rodas. É possivel que a válvula reguladora da pressão ou a própria lâmpada de aviso estejam avariadas, bem como o nível de óleo de travões esteja muito baixo.

- Vibrações no pedal de travão - O principal motivo que origina esta situação é a ovalização dos tambores, que obriga à substituição para depois ser retficado.

Travões de DISCO 

- Curso excessivo do pedal de travão - Qualquer motivo que origine um movimento excessivo das pinças origina também um curso excessivo do pedal. O disco empenado, as pastilhas deformadas ou gastas, um vedante dos pistões deteriorado ou um rolamento da roda solto, pode ser a causa desta avaria. A presença de ar nas tubagens, um  nível baixo de óleo de travões ou a utilização de óleo não propriado, são igualmente causadas de um pedal de travões esponjoso e de um maior curso deste. E um mau funcionamento do servofreio tambem origina um aumento excessivo do curso do pedal de travagem.

- Pedal do travão a vibrar quando se trava -  Esta situação será provavelmente originada por um grande empeno do disco ou por um rolamento da roda solto.

- Muito esforço de travagem - É possível que o servofreio tenha um defeito de funcionamento. Se as pastilhas estão gastas ou tem óleo sobre elas também é necessário exercer mais esforço para travar do que o habitual, se os pistões das bombas das rodas estiverem presos também é necessário efectuar um maior esforço no pedal de travão.

- Os travões não se libertam quando o condutor deseja - Pode existir algum encravamento na haste do pedal ou um mau funcionamento do servofreio que motive o encravamento dos pistões das pinças.

- O pedal é actuado até ao fundo sem que a viatura trave - Se as pinças dos travões tenham sido submetidas a intervenções de serviço, é possível que os pistões tenham sido recuados dentro das pinças o que leva á falta de travões. Por este motivo depois de qualquer serviço praticado nos travões de disco, deve-se bombear várias vezes o pedal dos travões e atestar correctamente o depósito da bomba principal antes de colocar o veiculo em andamento. O ar no circuito, fugas nos retentores dos pistões das pinças, fugas no parafuso de sangragem, fugas nas uniões das tubagens ou na bomba principal dos travões tambem originam este problema.

Veja como reparar os travões (aqui)


Informação retirada do manual CEPRA