Os automóveis equipados a GPL está cada vez mais na ordem do dia e os parques de estacionamento deste tipo de veículos está acrescer em Portugal.
VANTAGENS
O sistema de GPL é composto por:
- ADAPTADOR existem vários tipos de adaptadores para o bocal de enchimento.
- BOCAL DE ENCHIMENTO este encontra-se normalmente no interior da portinhola de abastecimento da gasolina.
- DEPÓSITO este é feito em aço com 3 ou 3,5mm de espessura varia consoante a capacidade, Tem de ser homologados, o tipo de reservatório mais comum é o toroidal, mas também se utiliza o reservatório em cilíndrico onde podem ser colocados no lugar do pneu suplente.
- MULTI-VÁLVULA encontra-se instalada no depósito para fins de segurança.
Funções: indicador de nível com flutuador,
interrupção do fluxo de gás quando o motor para, por via da eletroválvula,
limitação do enchimento do reservatório a 80% da sua capacidade,
limitação da pressão.
- ELETROVÁLVULA de corte da alimentação de GPL.
- COMUTADOR manual GPL/GASOLINA com indicador de nível por LEDs.
- VAPORIZADOR controla a alimentação do fluxo de gás e é responsável pela vaporização do GPL.
- FILTRO DE GPL em estado gasoso é utilizado para retenção de óleos, ceras e vernizes que se podem formar na mistura gasosa após a expansão.
- INJETORES estes são simples orifícios no colector de admissão.
- TUBOS DE ALIMENTAÇÃO na fase liquida, em cobre ou em fibra, utilizando uniões com bi-cone e fixo com abraçadeiras homologadas e com distância regulamentada, sempre colocados no exterior da carroçaria.
- UNIDADE DE COMANDO GPL faz o controlo dos injectores do gás utilizando todos os parametros da unidade de comando da gasolina. Em alguns casos, a unidade de comando de sistema GPL e gasolina é a mesma (ex. Fiat).
- UNIDADE DE COMANDO DA GASOLINA
O GPL é armazenado num deposito/reservatório a baixa pressão (até 27 bares), variando com a temperatura e composição (% de propano e butano ).